Ordens de serviço assinadas na última segunda-feira (17) possibilitam novos investimentos e abertura de 20 leitos.

A rede de saúde pública do Rio Grande do Norte receberá novos investimentos do Governo do Estado nos próximos dias. As ordens de serviço assinadas pela governadora Fátima Bezerra no início da tarde da úlrima segunda-feira (17) autorizam o início de obras nos hospitais Giselda Trigueiro (HGT), no Geral João Machado (HGJM) e no Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).

Os investimentos na infraestrutura dos prédios resolverão problemas históricos, possibilitando, entre outras ações, a habilitação para receber obras de maior porte e, no caso do Giselda Trigueiro, a abertura de 20 novos leitos para atender a população potiguar. “Dentro desse contexto de pandemia, ficou claro que é preciso, como estamos fazendo, dar cada vez mais prioridade para a rede de saúde, melhorar as estruturas dos hospitais”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o ato de assinatura das ordens de serviço.

A aplicação total prevista para as três obras é de R$ 814,1 mil, fazendo parte de um pacote de investimentos na saúde que supera os R$ 30 milhões, a serem aplicados ao longo de 2022. “Estamos trabalhando para garantir uma rede mais qualificada, com uma infraestrutura melhor tanto para a população, como para quem atua na saúde pública”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Os projetos apontam para melhorias no abastecimento de água do HGT, instalação de uma microusina de oxigênio no João Machado e uma infraestrutura de segurança do CRI/CRA. “Essas obras possibilitam melhorias para regularização, com objetivo de angariar novos investimentos que estão previstos”, pontuou o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho.

Além da infraestrutura, os investimentos qualificam a assistência. “Essa microusina é mais um passo que tomamos para a autossuficiência do hospital, diminuindo a dependência de abastecimento externo, justamente quando estamos ampliando os serviços no João Machado. Estamos passando pelo melhor momento em termos de investimento”, completou a diretora do HGJM, Leidiane Fernandes.

O ato de assinatura das ordens de serviço também foi acompanhado pelo vice-governador Antenor Roberto, o subsecretário de gestão da Sesap Elan Miranda, o diretor do HGT André Prudente, a diretora-geral do CRI/CRA Antônia Célia Sales e os representantes das empresas responsáveis pelas obras.

Fonte: Governo do RN
Foto: Viviane Nobre