ROGÉRIO SENADOR
O presidente Jair Bolsonaro já deu provas de que Rogério Marinho é o pré-candidato de seu agrado a senador pelo Rio Grande do Norte. A presença de Bolsonaro no RN, pegando na mão do ministro que viabilizou a abertura das torneiras da transposição deixou muito claro o ‘gosto’ do presidente. E vamos combinar: Rogério trabalhou para viabilizar a candidatura e sabe que água em terra de seca dá voto. O caminho do ministro Fábio Faria para viabilizar seu nome ficou ali pelo 5G que a maioria do eleitorado não sabe nem do que se trata, até porque ainda não conseguiu enxergar nem o tal do 4G na tela do seu celular. O ministro das Comunicações também apostou em pesquisas apontando para uma preferência que ele sabe que não tem, e enganando a si próprio é a pior forma de lançar uma candidatura.

FECHADO
O ministro Rogério tuitou na sexta-feira que no final do mês ele e Fábio definirão quem disputará o Senado com apoio de Bolsonaro. Fábio declarou que entre ele e Rogério, só um será candidato. A declaração de Fábio, em Jardim de Piranhas, teve como pano de fundo um coro popular que ecoava repetidamente “Rogério senador, Rogério senador”.

FÁBIO DEPUTADO
O fato de Fábio Faria jogar a toalha do Senado não quer dizer que ele não possa ser candidato. Fábio segue articulando junto à justiça eleitoral, a reversão da inelegibilidade do pai, o ex-governador Robinson Faria. A expectativa é que o TSE derrube a inelegibilidade de Robinson já nesta terça-feira, mas, caso mantenha, mesmo ainda contando com o recurso do STF, Fábio poderá ser candidato à reeleição de deputado federal.

CARLOS ESPERANDO
Pelo quadro que foi pintado, a disputa acirrada para a vaga do Senado será entre o ministro Rogério Marinho (PL) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). Rogério segue pelo estado afora articulando a viabilização de sua candidatura. A chegada das águas do São Francisco reforçou a aliança dele com muitos prefeitos. Deu mostra de sua atuação também à população, que conferiu no dia seguinte à passagem de Bolsonaro pelo RN, a chegada das águas do rio São Francisco. Carlos não tem sequer articulado apoios de prefeitos. Segue parado e deve esperar que a governadora Fátima Bezerra coloque os votos no colo dele.

ROGERIO SENADOR DE FÁTIMA
Sem candidato a governador pela oposição, muitos prefeitos que vão apoiar a pré-candidatura de Rogério Marinho a senador, seguem apoiando a reeleição da governadora Fátima Bezerra. Pelo andar da carruagem, mais do que Carlos Eduardo Alves, Rogério Marinho será ‘o senador de Fátima’.

CALMA
Concretizada sua pré-candidatura, o ministro Rogério Marinho deverá deixar de lado a governadora Fátima e ir correr atrás dos seus votos. Ele sabe que ser o candidato de Bolsonaro poderá lhe render muito mais uma derrota do que uma vitória. É só contar quantos candidatos a prefeito Bolsonaro apoiou em 2020 e quantos foram eleitos… Para Rogério, e atacar a governadora para agradar o presidente poderá sepultar de vez sua candidatura. Atacando Fátima, Rogério estará acendendo a ira dos esquerdistas que não suportam a ideia de votar em Carlos Eduardo. Para responder a Rogério, terminarão votando no ex-prefeito da capital. Se a aliança de Fátima com Carlos se trata de uma ‘tática’, como tem se falado, a tática para Rogério será ele cuidar de sua eleição e deixar a de Fátima para que ela mesma cuide.

MDB e PSDB JUNTOS
Acolhendo Carlos Eduardo e suas 3 letrinhas (P, D e T), a governadora Fátima Bezerra estará jogando fora o MDB e os cerca de 40 prefeitos. Correndo o risco de ver o PSDB do deputado Ezequiel, que ainda não se decidiu, mas tem conversado com ela, levar seus mais de 30 prefeitos para a fila do MDB. A coluna já disse uma vez e repete que MDB e PSDB estarão juntos.

PROMESSA VAGAS
A governadora Fátima Bezerra ainda tenta manter o MDB no seu projeto de reeleição e prometeu apoiar o nome do deputado Walter Alves para a presidência da Assembleia. Uma promessa vaga, já que para isso Walter terá que remontar suas bases, que se comprometeram com ele, leia-se Garibaldi, para federal. Para estadual terá que primeiro montar uma nominata, depois se eleger e em seguida agradar ao time novo que vai entrar na casa. Uma promessa que deixou os prefeitos do MDB…. bem irados. E que terá que contar ainda com o acordo do deputado Ezequiel.

Fonte: thaisagalvao.com.br