O controlador-geral do Estado, Pedro Lopes de Araújo Neto, anunciou nas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (17), a sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de outubro deste ano. Em foto ao lado da governadora Fátima Bezerra, ele confirmou que vai se filiar ao PT para entrar na disputa. Pela lei eleitoral, tem de estar filiado a partido político até o dia 1° para poder concorrer a cargo eletivo, além de se desincompatibilizar da função até o dia 2 de abril.

Além de Pedro Lopes, outros secretários do Governo deverão sair para a disputa eleitoral: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Fernando Mineiro (Metas de Governo), Julia Arruda (Mulheres e Direito Humanos), Carlos Eduardo Xavier (Tributação).

Pelo menos três secretários de Estado já têm pré-candidaturas confirmadas: Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), que pode disputar uma cadeira à Câmara Federal, mas pleiteia ser candidato a vice-governador; Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas de Governo), que sairá candidato a deputado federal; além da vereadora licenciada Júlia Arruda (Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos), que tentará seguir para a Assembleia Legislativa.

A direção estadual do PCdoB informou que Júlia Arruda, depois do dia 1º de abril, volta a assumir sua cadeira na Câmara Municipal de Natal, enquanto o suplente Pedro Gorki, que está no exercício do mandato, será candidato a deputado federal.

Outros quatro auxiliares do Governo são tidos como pré-candidatos a deputado federal ou estadual, mas não confirmaram que vão deixar suas pastas. O secretário estadual da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, é um dos indecisos e disse que até meados do mês decide se disputa cargo eletivo em de outubro.

“Realmente me filiei ao Partido dos Trabalhadores no ano passado, e disponibilizei meu nome para disputar o mandato de deputado federal. Acredito que até a segunda metade de março decidirei, junto ao partido, se vou me desincompatibilizar ou não para participar do pleito”, avisou o secretário.

Presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN), a ex-deputada Márcia Maia, que é filiada ao PSDB, informou por intermédio de sua assessoria de imprensa, que “só vai se pronunciar sobre o assunto no fim do mês”.

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Araújo Silva, também é tido como possível candidato às eleições proporcionais, mas não confirma. A exemplo da ex-deputada Márcia Maia, segue a orientação política do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Do terceiro escalão do governo, é praticamente certo que a assessoria técnica da Companhia Potiguar de Gás (Potigas), Samanda Alves, deixe o cargo, mas só que três meses antes do pleito, para disputar uma das oito cadeiras na Câmara dos Deputados.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/Instagram