Alice Felix, Eduarda Silva e Arthur Henrique são três dos 15.796 eleitores do Rio Grande do Norte – segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, que têm entre 16 e 17 anos, e que vão votar pela primeira vez, mesmo não estando dentro do grupo que é obrigado a votar. Em entrevista ao AGORA RN, com muito entusiasmo, os três jovens comungam da mesma ideia e dizem que têm interesse pela política do Estado. Eles sabem muito bem o que significa exercer a cidadania e valorizar o direito do voto.

Arthur Henrique, estudante e presidente do Grêmio do Ceep Hélio Xavier de Vasconcelos, disse que sempre se interessou pela vida política do seu estado, e para escolher em quem votar, os seus critérios de avaliação são baseados nas propostas, obras e projetos sociais já realizados pelos candidatos. Arthur ainda afirmou que falta algo de inovador.

“Acompanho com frequência os rumos da política do Estado. Na hora da escolha, devo analisar as propostas e a representação dos candidatos, pretendo votar em quem representa a juventude e as causas sociais, que pretendem trazer políticas públicas de melhoria na qualidade de vida das minorias. Aqueles que têm vontade de trazer uma nova cultura política, deixando para trás as oligarquias”, enfatizou o jovem Arthur.

E acrescentou: “Sempre tive interesse nas discussões políticas do país. Desde muito novo, tenho vontade de votar e eleger representantes que estejam ligados com as causas sociais e com aquilo que acredito e defendo. Sinto falta de jovens que me representam e deem voz às minhas causas nesses espaços. Sinto falta de algo mais atrativo, que saia da mesmice”.
Eduarda Silva, estudante e militante do Coletivo de Juventude Kizomba, é outra jovem que está ansiosa para votar, mesmo tendo a prerrogativa de não ser obrigada a comparecer às urnas. Eduarda, que sempre acompanhou o movimento político do Rio Grande do Norte, já sabe muito bem o que quer de um candidato.

“Os critérios a quais irei observar serão: se eu e o candidato possuímos os mesmos valores e compartilhamos do mesmo ponto de vista ideológico, conhecer o histórico pessoal do candidato e conhecer o passado do partido a qual ele é afiliado para ter uma base de ideias que o partido defende”, frisou a jovem Eduarda, mostrando que realmente sabe escolher um representante que valorize a política do Estado.

Outra jovem que participa do Coletivo de Juventude Kizomba – a estudante Alice Félix está animada para votar. Alice também acompanha e tem interesse pelos assuntos políticos do Estado. A jovem quer fazer parte da tomada de decisão dos rumos do RN, para isso está por dentro do que acontece no seu país.

“Eu tenho bastante interesse na política do nosso país. Costumo pesquisar e estar sempre por dentro das coisas que a política atual faz e como aconteceu nas gestões passadas. Eu vou votar nas pessoas que realmente trabalham e defendem os meus ideais. Sei da importância que é o voto, e desde pequena tenho vontade de estar inserida nesse mundo, então posso dizer que votar é um desejo meu”, argumentou a jovem Alice, defendendo que os jovens podem ajudar a definir os rumos da democracia e ocuparem espaços na vida política da sociedade.

Vale ressaltar que, para adolescentes, nesta faixa etária (16 e 17 anos), mesmo que tenham retirado os seus títulos, não terão obrigação de comparecer às urnas no dia da eleição. De acordo com o inciso II do artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos.

Quem completar 16 anos até a data da próxima eleição poderá votar

O jovem que deseja exercer o direito de votar nas eleições de outubro deve se alistar pelo sistema Título Net até o dia 4 de maio de 2022, data do fechamento do cadastro eleitoral. Muita gente não sabe que jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem tirar a primeira via do título eleitoral. É necessário, contudo, ficar atento ao prazo para tirar o documento.

Para se alistar, o jovem precisa acessar o sistema Título Net, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência

Atenção, eleitor!

Prazo para tirar o título vai até 4 de maio; jovens de 15 anos que vão completar 16 anos até o dia 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, podem tirar a primeira via do título eleitoral.

Fonte: AgoraRN

Fotos: Arquivo Pessoal