Depois de afirmar ser contra a polarização política atual, representada pelos candidatos da esquerda (Luiz Inácio Lula da Silva) e direita (Jair Messias Bolsonaro) na corrida presidencial, a pré-candidata ao governo do Estado Clorisa Linhares (Brasil 35) resolveu tomar o partido do presidente e se declarou oficialmente candidata bolsonarista ao Estado, na última sexta-feira, durante visita presidencial a Natal.

A aparente contradição de Clorisa Linhares em seu posicionamento político vai de encontro ao que ela afirmou recentemente, em entrevista concedida ao AGORA RN. Na ocasião, ela afirmou: “analisamos que toda polarização é prejudicial ao país, independente de quem esteja no poder. Precisamos ter um leque de oportunidades de escolha. Essa polarização restringe a oportunidade de termos um Brasil diferente e Estado também”.

Clorisa Linhares disse ainda que seu partido, Brasil 35, se reposicionou no âmbito nacional de forma “independente” e questionada sobre quem ela apoiaria para Presidência da República, em um eventual cenário entre Lula e Bolsonaro, Clorisa preferiu não se “pronunciar”.

No entanto, nesta sexta-feira 17, Clorisa disse que teve a honra de receber Jair Bolsonaro (PL) em Natal. “Fui a única pré-candidata ao governo do Rio Grande do Norte presente no evento. Estou com o presidente Bolsonaro e quero você junto com a gente nesse desafio, por um Estado melhor e um Brasil seguindo no caminho do bem, da família e do desenvolvimento”, escreveu, numa rede social, em que aparece abraçada ao presidente.

“Ela se coloca como a candidata de Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Mas, não é a linha oficial do partido. É a linha do Patriota, é a linha de Clorisa Linhares”, afirmou a presidente estadual do Brasil 35, Viviane Oliveira de Souza, ao se posicionar sobre a declaração da pré-candidata ao governo, Clorisa Linhares, que se declarou a candidata de Bolsonaro ao governo do RN. Viviane disse que o posicionamento político adotado por Clorisa não representa o partido e reconheceu que a polarização política não é boa para o Brasil.

“Não é a linha dos candidatos do nosso partido, onde cada um segue por si. E a gente, enquanto partido, respeita o diálogo. Achamos que, realmente, a polarização não é boa. Mas, enquanto presidente (do Brasil 35), estou dizendo que é uma decisão dela”, enfatizou Viviane, em entrevista exclusiva ao AGORA RN, nesta segunda-feira 20.

Para ela, Clorisa “desistiu” de seguir o caminho da terceira via, possivelmente, por pressão do próprio eleitorado da pré-candidata. “Enquanto majoritária, foi cobrado, pelo eleitor dela, o fato dela estar em cima do muro (como terceira via). Então, ela resolveu tomar essa posição. Estamos construindo com outros partidos e vamos coligar. Se juntou ao Patriota, partido que tem afinidade com Bolsonaro, e ela decidiu que deveria tomar lado e assumir uma candidatura bolsonarista, então, já foi decidido e será a linha que ela tomou”, disse.

Questionada sobre como explicará ao eleitor potiguar os motivos pelos quais a pré-candidata do Brasil 35 resolveu optar por seguir com Jair Bolsonaro – um dos lados da polarização política atual no país -, Viviane titubeou e disse que, “a questão política é muito viva, então, em cada momento, a gente tem uma análise. É como as pesquisas de intenção de votos, que, em cada momento, têm um reflexo”, relacionou.

E continuou a criticar a polarização política atual, a qual Clorisa acabou de entrar ao se posicionar como a candidata bolsonarista ao governo do Estado. “Eu concordo com a fala dela, realmente essa polarização não é boa. E ela se posicionar (desta forma) neste momento, é porque ela entende que não consegue trabalhar em uma terceira via. Então, ela resolveu tomar posição, para algo que ela acredita que é o menos ruim ou o que seja melhor para o país. Mas, ela fez a escolha dela”, ponderou.

Viviane Oliveira de Souza relembrou que Bolsonaro chegou a conversar com o diretório nacional do Brasil 35, mas o presidente acabou declinando de se filiar ao partido. E que, diante disso, a direção nacional decidiu deixar os estados livres para apoiarem os candidatos que quisessem.

“Nossa posição, enquanto diretório estadual, também é essa, ou seja, os candidatos estão livres para apoiarem o presidenciável que bem entender. Não estamos interferindo nesta questão. No caso específico de Clorisa, como ela é uma candidata majoritária, obviamente, chama mais atenção, mas é uma postura que ela entende que é melhor para o segmento dela, visto ser evangélica e conservadora. Clorisa entende que é o nicho que ela está e, como a eleição está se polarizando, esse é o segmento em que ela está crescendo”, finalizou.

Fonte: AgoraRN