Foram vistoriados os serviços da construção da alça D do Viaduto das Fronteiras, que integra a segunda etapa do programa de mobilidade urbana

A governadora Fátima Bezerra realizou visita técnica à obra do programa Pró-Transporte, na zona Norte de Natal, na tarde dessa quarta-feira (29). Acompanhada pela diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), Natécia Nunes, ela vistoriou a execução dos serviços de perto, principalmente a construção da alça “D”, do Viaduto das Fronteiras, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação.

Também participaram da visita o chefe da Divisão de Conservação e Melhoramento do DER-RN, Wellington Lobato; o secretário-adjunto da Secretaria de Infraestrutura do RN, Gaspar Pereira; o engenheiro Eduardo Oliveira, da Construtora CLC, responsável pela obra; a secretária de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), Daliana Bandeira; o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva e representando a Assembleia Legislativa do RN, o deputado Francisco Medeiros.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) está executando a Meta 2 da segunda etapa do Pró-Transporte – que compreende o trecho do entroncamento da RN-304 (entrada para Jenipabu) até a rotatória da avenida Tocantínea [2 A]; e o trecho do entroncamento da avenida Moema Tinoco ao viaduto da avenida das Fronteiras [2 B], onde as equipes estão trabalhando atualmente.

O Pró-Transporte é considerado um dos projetos mais importantes para a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Natal. Quando estiver concluído, o complexo viário beneficiará mais de 400 mil pessoas entre Natal e municípios da Região Metropolitana.

“Essa é uma obra muito importante não só para a zona Norte, para Natal, mas para São Gonçalo do Amarante, para a Região Metropolitana, pelo quanto vai promover do ponto de vista da mobilidade urbana. Nosso governo tem trabalhado de maneira incansável nessa obra, que encontramos muitos entraves, mas graças a Deus nós conseguimos destravar, e hoje estamos aqui com a ordem de serviço dada e a empresa executando mais essa etapa do Pró-Transporte”, disse a governadora Fátima Bezerra.

O investimento total da segunda etapa do Pró-Transporte é de R$ 24,8 milhões, com financiamento a partir de contrato de repasse da Caixa Econômica Federal, com recursos oriundos do FGTS.

“Foi feita toda uma readequação de projetos. Mas depois de todos esses entraves, nós vamos concluir essa obra, que está prevista para o final do ano. Estamos concluindo a última alça, de um total de quatro alças e depois vamos continuar até a rotatória de Jenipabu, totalizando cinco quilômetros”, explicou Natécia Nunes, diretora-geral do DER-RN.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, enfatizou os benefícios que a obra do Pró-Transporte vai trazer para toda a região quando for concluída, “unindo o Gancho de Igapó, Amarante, Jardim Lola, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim. Todos nós vamos ganhar com essa obra de mobilidade urbana”, comentou ele, ao agradecer o empenho da governadora Fátima Bezerra para concluir o complexo viário.

“É uma importante obra para a integração dessa parte da Região Metropolitana. Vai facilitar a mobilidade da população que precisa utilizar essas vias de acesso, não só da zona Norte de Natal, mas também das cidades que compõem essa parte da Região Metropolitana”, disse o deputado estadual Francisco do PT.

A secretária Daliana Bandeira também ressaltou as melhorias que o Pró-Transporte trará para a cidade e para a Grande Natal. “Nós sabemos que é um desejo de muitos anos do município e, finalmente, graças a Deus, vamos concluir essa etapa do Pró-Transporte.”

O Pró-Transporte é originário do Ministério das Cidades e tem por objetivo financiar o poder público e a iniciativa privada de infraestrutura de transporte coletivo urbano, com a realização de obras viárias, que contribuem para melhoria do fluxo de veículos e pedestres nas vidas públicas dos municípios.

Natal RN), 30 de junho de 2022.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM

Fotos: Vini Leão