Poda de árvores estão sendo transformadas em adubo orgânico para agricultores de assentamentos rurais de Macaíba, através de uma parceria entre a Prefeitura do município e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O trabalho que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e também pela Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), tem o objetivo de contribuir com a limpeza urbana e com o meio ambiente da cidade.

Cerca de 48 metros cúbicos de podas são destinadas ao processo de trituração e enviadas para a compostagem semanalmente.

O que é compostagem?

É um processo biológico onde microrganismos e animais invertebrados transformam matéria orgânica em adubo. Dessa maneira, a decomposição dos materiais orgânicos é controlada, obtendo um adubo com maior qualidade e em um curto período de tempo.

O processo para transformar lixo em adubo começa quando a SEMURB recolhe podas de árvores e jardins descartadas nas ruas de Macaíba.

“A gente recolhe os materiais de poda, tritura esse material e em seguida destina esse material para a EAJ. Lá, esse material passa pelo processamento natural de decomposição e reciclagem para que, ao final, se torne adubo orgânico e possa ser usado na agricultura”, disse o secretário da SEMURB, Billy Jean.

O termo de cooperação entre a Prefeitura e a UFRN foi assinado em março deste ano. “Foi o diretor do Departamento de Solos da Escola Agrícola, professor Gualter Guenther, que nós procurou para firmar esse apoio”, afirmou Billy Jean. Ainda de acordo com o secretário, o projeto também ajuda a diminuir a quantidade de lixo orgânico enviado para armazenamento.

“Agora, esse adubo será utilizado nas praças e canteiros públicos, bem como ajudar aos agricultores dos assentamentos rurais e comunidade quilombola, para onde esse adubo também é destinado”, disse Billy.

Fonte: AgoraRN

Foto: Reprodução