O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, divulgou nota nesta segunda-feira (26) com o objetivo de esclarecer seu posicionamento sobre a inauguração de uma filial do seu negócio em Natal. A loja de  número 174 foi inaugurada na capital potiguar no último sábado (24) após emissão de alvará provisório pelo Corpo de Bombeiros (CBMRN). Antes disso, Hang havia criticado o imbróglio até a liberação e  disse que o problema era “político”.

O CBMRN esclareceu que a não liberação se deu ao constatar que faltava a comprovação de 68 itens de segurança na loja. Hang esclareceu que pediu desculpas ao comandante coronel Luiz Monteiro da Silva Junior e a corporação em relação à situação ocorrida dentro do batalhão. “O que eu disse na loja aos colaboradores e em cima do trio elétrico aos nossos clientes, sigo com o mesmo posicionamento e reitero. Rio Grande do Norte já vive igual a Cuba, o estado mais burocrático do país. O que aconteceu com nossa loja foi, sim, excesso de burocracia e falta de liberalismo econômico”, afirmou.

Hang insistiu que a situação poderia ter sido resolvida de outra forma. “Tentam prejudicar o empreendedor perante à população, mas esquecem dos empregos que foram gerados. Investimos mais de R$ 50 milhões nessa megaloja, recebemos mais de 50 mil currículos de pessoas querendo trabalhar, mas por ideologias políticas, prejudicam a todos. Não é à toa que, hoje, 12% da população no Rio Grande do Norte está desempregada”, disse.

O empresário ainda ressaltou que se tornou ativista político para lutar contra as burocracias. “Não podemos aceitar o errado como verdadeiro fosse. Precisamos ir para a guerra sim, se preciso for, mas jamais se calar diante das injustiças e arbitrariedades. Se fizeram isso conosco, que temos 36 anos de história, 174 lojas por todo o país, imagina o que fazem com empreendedores menores?”, indagou.

No entanto, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, declarou que o imbróglio ocorreu porque foi realizada uma vistoria na sexta-feira (24), quando se constatou que os itens de segurança pendentes da loja não tinham sido sanados.

A megaloja da Havan em Natal funciona todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 22h. O espaço conta com praça de alimentação, estacionamento gratuito, ambiente climatizado e mais de 350 mil produtos, dos quais 95% são produzidos por empresas nacionais, nos setores de cama, mesa e banho, tapetes, bazar, decoração, moda e eletroeletrônicos. Foi construído em uma área de 14 mil metros quadrados, com um investimento de R$ 45 milhões. Para funcionar, a loja tem 200 funcionários para fazer o atendimento do público.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento