A jovem promessa do xadrez potiguar, Davi Alves, conquistou mais um título importante para o Rio Grande do Norte. O aluno do curso de Física, da UFRN, sagrou-se campeão individual no absoluto dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2022), competição realizada em Brasília e que reuniu representantes de 23 unidades federativas.

A conquista valeu a quebra de um tabu de 46 anos. A última medalha de ouro do xadrez nos JUBs foi no ano de 1976, com o então aluno da UFRN, Máximo Macedo, que mais tarde tornaria-se um dos maiores defensores da modalidade no Rio Grande do Norte. “É a segunda vez que um enxadrista potiguar conquista esse importante feito, mostrando que nossos atletas possuem grande potencial”, comentou o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Igor Macedo, filho do primeiro campeão dos JUBs.

Principal enxadrista potiguar no momento, Davi Alves segue ampliando sua galeria de títulos. O jovem Mestre Nacional (MN) é campeão Norte-Nordeste e que vem brigando pelo bicampeonato estadual. O próximo desafio é o Zonal 2.4 Fide, seletiva para a Copa do Mundo que acontecerá em Natal, de 3 a 9 de outubro, entre os países do Brasil, Bolívia, Equador e Peru.

A equipe feminina também se destacou nos JUBs 2022. Sob a supervisão do técnico Márcio Jordão, as atletas da UFRN Raissa Priscila Crispim da Silva e Jadiane Martiliano da Silva conquistaram o terceiro lugar por equipe. De acordo com Igor Macedo, o bom desempenho do RN a nível nacional já é resultado das participações em grandes competições.

“Os resultados positivos dos enxadristas do Rio Grande do Norte estão cada vez mais constantes, as oportunidades de participarem de grandes competições, promovidas pela CBX na região Nordeste, está elevando o nível técnico e colocando os atletas em outro patamar”, comemorou o presidente da CBX.

Nos últimos 40 dias, o Rio Grande do Norte se destacou nos Campeonatos Brasileiros Sênior, com a medalha de prata de Máximo Macedo, depois no Blitz e Rápido, com Cibele Florêncio, que manteve o título de vice-campeã, e Vitor Firmo conquistando o bronze, a medalha de ouro no Brasileiro Escolar, com Theo Magalhães e agora o ouro nos JUBs, com Davi Alves.

Fonte: AgoraRN

Foto: Divulgação