A governadora reeleita Fátima Bezerra (PT), comemorou a vitória no primeiro turno com apoiadores, correligionários, eleitores e aliados no Largo Capim Macio, conhecido como Ponto 7, na zona Sul de Natal onde discursou agradecendo pela eleição, mas destacou que a eleição continua para eleger o ex-presidente Lula à Presidência no segundo turno.

“Quero dizer que a eleição não terminou. Nos próximos dias temos a missão histórica que é trazer Lula ao destino desse país. São dias decisivos. O presidente Lula já me ligou parabenizando e eu disse a ele que a partir dessa segunda-feira serão 24 horas por dia trabalhando para eleger ele e ampliar a votação dele no Nordeste. Se dependesse do RN e do Nordeste ele já estaria eleito”, destacou ela.

A governadora também convocou a militância a comemorar a vitória em primeiro turno, além da eleição dos deputados do partido, já que o PT ampliou de duas para três cadeiras na Assembleia Legilsativa com Isolda Dantas, Francisco do PT e Divaneide Basílio; e de uma para duas na Câmara Federal, com Natalia Bonavides e Fernando Mineiro.

“Temos que comemorar nossa vitória em primeiro turno da professora que de origem popular que venceu o primeiro turno com mais de um milhão de votos. Vou me dedidcar nos próximos quatro anos a trabalhar ainda mais pelo povo do meu estado”, disse ela.

Fátima também agradeceu aos partidos aliados, comemorou deputados estaduais eleitos e agradeceu o apoio do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que não conseguiu se eleger para o Senado Federal.

Walter Alves vai discutir atribuições 

O vice-governador eleito, Walter Alves (MDB), disse que ainda não dialogou com a governadora sobre qual será sua atuação no novo governo. “Na hora certa vamos conversar com nossa governadora para saber como poderemos contribuir para fazermos uma nova gestão ainda melhor”, disse ele.

O deputado federal Walter Alves foi escolhido como vice de Fátima após um acordo que teve o aval do ex-presidente Lula, que em encontro com a governadora e lideranças do MDB ressaltou a importância de os dirigentes, militantes, governantes e parlamentares do PT nos estados estarem sintonizados com a política nacional de alianças. Dessa forma, mesmo com candidata própria à Presidência da República, os emedebistas do RN se mantiveram em apoio à Fátima e a Lula.

Walter comemorou ontem a vitória da chapa com a militância petista. “Temos que agradecer à população do Rio Grande do Norte pela grande vitória, que prova que o trabalho dela está sendo reconhecido. Ela pegou o estado numa situação muito difícil e o fez voltar a ter capacidade de investimento com recursos próprios.  Agora, é avançar pra valer e que possamos fazer um grande segundo governo”, enfatizou.

O governo Fátima/Walter não terá um caminho fácil a percorrer já que a nova bancada federal é formada majoritariamente por deputados de oposição, sendo quatro eleitos pelo PL (João Maia, Robinson Faria, General Girão, Sargento Gonçalves), dois pelo União Brasil (Benes Leocádio, Paulinho Freire) e dois do PT, partido de Fátima (Natália Bonavides e Fernando Mineiro).

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Alex Régis