Cinco indígenas foram eleitos e agora ocupam uma cadeira na Câmara dos Deputados. Do grupo, quatro são mulheres e quatro foram eleitos para a região Sudeste. Ao todo, ocupam as cadeiras  Célia Xakriabá (PSOL), Juliana Cardoso (PT), Paulo Guedes (PT), Silvia Waiãpi (PL) e Sônia Guajalara (PSOL). Já Joenia Wapichana (Rede-RR), a primeira mulher indígena eleita para a Câmara, não conseguiu a reeleição.

Sônia Guajajara, que foi eleita pelo Psol de São Paulo e recebeu 156.966 votos. Guajajara é formada em Letras e Enfermagem e é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Guilherme Boulos em 2018.

Já a professora ativista indígena Célia Xakriabá foi eleita pelo Psol de Minas Gerais com 101.154 dos votos. Sua pauta é a defesa dos territórios indígenas e de ações que atenuem as mudanças climáticas. Foi da primeira turma de Educação Indígena da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013.

Lista por partido e UF

Célia Xakriabá – Psol -MG

Juliana Cardoso – PT – SP

Paulo Guedes – PT – MG

Silvia Waiãpi – PL – AP

Sônia Guajajara – Psol – SP

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares