Documento será divulgado nesta quarta-feira 9 e é aguardado com ansiedade e expectativa por bolsonaristas.

O presidente do PL (partido do presidente Jair Bolsonaro), Valdemar Costa Neto, disse nesta terça-feira 8 que o reconhecimento do resultado da eleição pelo partido dependerá do relatório de auditoria das urnas que será apresentado nesta quarta-feira 9 pelo Ministério da Defesa.

Valdemar afirmou que o relatório “com certeza” apresentará algo. Até agora, não há indício algum de irregularidade no processo eleitoral, conforme atestaram órgãos de investigação do governo brasileiro, como a Polícia Federal, e observadores internacionais.

“Vamos ter que esperar o relatório amanhã. Temos diversos questionamentos que fizemos ao TSE [Tribunal Superior Eleitoral], vamos esperar essas respostas”, disse. Valdemar disse ainda que os militares “vão trazer alguma coisa”. “Não tenho dúvida disso, porque senão já tinham apresentado [antes], liquidado o assunto”.

O dirigente partidário foi questionado por jornalistas se, ao não reconhecer a eleição de Lula, não poderia colocar em xeque também a vitória dos mais de 100 parlamentares do PL.

Valdemar tergiversou. Primeiro, ele disse que “lógico que valeu” a eleição que consagrou seu partido como a maior bancada do Congresso. Em seguida, reconheceu que “pode ser que” a eleição de sua bancada fique ameaçada, a depender do relatório.

Valdemar Costa Neto enfatizou também que somente após o resultado do documento da pasta o partido pode ou não reconhecer o resultado das urnas.

O Ministério da Defesa produziu dois relatórios, um para cada turno. A pasta divulgará novo relatório nesta quarta-feira 9.

Oposição a Lula

O presidente do PL também anunciou que o partido fará oposição ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional e que convidou o atual presidente Jair Bolsonaro, derrotado por Lula na eleição, para ser presidente de honra da sigla.

“O PL não renunciará às suas bandeiras de ideias, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente”, disse Costa Neto em entrevista coletiva em Brasília.

“Nós queremos que ele comande o nosso partido, queremos o Bolsonaro à frente, nessa luta que ele construiu para levar o nosso partido a um patamar mais importante”, acrescentou.

Costa Neto disse ainda que o partido, que elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados na eleição do mês passado, apoiará a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Casa, desde que Lira apoie um nome a ser indicado pelo PL para presidir o Senado.

O presidente do partido de Bolsonaro também disse que não há previsão de a sigla recorrer à Justiça para contestar o resultado das urnas, que deram à Lula um terceiro mandato com mais de 60 milhões de votos, enquanto Bolsonaro teve 58 milhões.

Bolsonaro candidato

Valdemar Costa Neto afirmou, ainda, que Jair Bolsonaro disputará a presidência da República em 2026.

“Com certeza candidato a prefeito ele não vai ser. Quatro anos não são nada. Ele será o nosso candidato a presidente em 2026. Não tenho dúvida”, disse o líder do partido. “O bolsonarismo está crescendo demais. Está ficando maior do que Bolsonaro e isso temos que trabalhar.”

Fonte: AgoraRN

Foto: Evaristo Sa/AFP