O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular-CDHMP está anunciando os ganhadores do XXIX Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Emmanuel Bezerra dos Santos” e o XXVI Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos em 2022.

Esse ano o XXIX Prêmio Estadual de Direitos Humanos será entregue para os PISEIROS, que durante a campanha eleitoral contribuíram para a vitória da Democracia e pela luta civilizatória no RN.

Nesse sentido será homenageado o PISEIRO DE MONTANHAS, nas pessoas de ALDEMIR LEMOS e MIGUEL BONEQUEIRO por suas militâncias e dedicação pela construção de um outro mundo possível, por Cidadania, Direitos Humanos e Cultura.

Já o XXVI Prêmio Jornalístico será entregue para a PÓS TV DHNET, por sua atuação destacada na cobertura jornalística do Movimento Lula Livre, como também o acompanhamento antes e durante as Eleições de 2018 e 2022 sempre se comprometendo com a defesa da liberdade de expressão e pela luta por democracia e justiça.

O Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi criado em 1994, em homenagem ao militante e ex-desaparecido político Emmanuel Bezerra dos Santos, e tem o objetivo de agraciar aquelas pessoas ou Entidades comprometidas com os Direitos Humanos, as liberdades democráticas e a defesa da vida.

Já o Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos foi criado em 1997, com o intuito de homenagear os jornalistas identificados com a causa e a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A Atividade de Premiação será realizada na segunda-feira do Carnaval de 2023, durante a saída do Bloco Carnavalesco Turma do Boneco numa grande Piseiro de agitação política e cultural.

Fonte: CDHMP
Foto: Jailson Cordeiro