Apontado na pesquisa Exatus/Agora RN como o principal cabo eleitoral da cidade, o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), tem afirmado em entrevistas e a interlocutores que a sucessão municipal não está no topo de suas prioridades. O foco do prefeito, diz ele, tem sido a administração e a conquista de recursos para a prefeitura.

Álvaro, que deixará a prefeitura em 2024, trabalha para garantir junto ao governo do presidente Lula (PT) a manutenção de investimentos que foram iniciados na gestão de Jair Bolsonaro (PL). O sucesso de uma candidatura apoiada por ele dependeria de entregas como a do novo Hospital Municipal planejado para a Zona Sul.

Nos bastidores, contudo, há três possíveis nomes já avaliados pelo prefeito para a sucessão.

O que reúne maior musculatura política e apoios, até agora, é Paulinho Freire (União Brasil), que tomará posse nesta quarta-feira 1º como deputado federal. Presidente da Câmara Municipal de Natal durante toda a gestão de Álvaro, Paulinho foi aliado fiel do prefeito e levou adiante pautas caras à administração, como a reforma da Previdência e a revisão do Plano Diretor.

Mais da metade dos 29 vereadores de Natal, cerca de 15, estimula Paulinho a ser candidato a prefeito de Natal em 2024.

Outro nome especulado é o do vereador Kleber Fernandes (PSDB), que deverá ser o líder do prefeito na Câmara a partir de agora. O posto era ocupado até então por Aldo Clemente (PSDB), que deixou a liderança para ser 1º secretário da Mesa Diretora. O regimento interno da Casa impede o acúmulo de funções.

Kleber Fernandes é homem de confiança de Álvaro Dias e já chegou a ser secretário da gestão. Em 2018, logo após Álvaro assumir a prefeitura – após renúncia de Carlos Eduardo (PDT) –, o então vereador foi chamado para ser secretário municipal de Governo, cargo que tinha, entre outras atribuições, a missão de fazer a articulação política e institucional da gestão.

Por fim, outro nome cogitado é o do secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega. Filiado ao MDB, o secretário é amigo do prefeito e faz gestão elogiada à frente da Semsur. Perguntado recentemente sobre o assunto, ele disse ainda não ter conversado com Álvaro sobre possível candidatura em 2024.

“É muito fuxico. Não conversei absolutamente nada com o prefeito Álvaro Dias. Como a secretaria (Semsur) tem uma visibilidade grande, é natural surgir o nome, mas não quer dizer que eu seja ou queira ser. Eu venho acompanhando o prefeito Álvaro Dias. É meu líder. Não sou candidato a absolutamente nada desde que ele não diga que eu seja”, afirmou o secretário, em entrevista à 98 FM.

Pesquisa Exatus aponta liderança de Álvaro

O instituto Exatus divulgou nesta terça-feira 31 a primeira pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2024 em Natal. O levantamento foi encomendado pelo jornal Agora RN.

Nos cenários de pesquisa estimulada, um nome apoiado pelo prefeito para a sucessão municipal (ainda não definido) aparece como o preferido dos natalenses.

Em um cenário com 10 possíveis candidatos, 22,82% responderam que votariam em um candidato apoiado por Álvaro Dias. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), com 17,18%. Depois dele, vêm a deputada federal Natália Bonavides (PT), com 6,12%; o deputado em fim de mandato Rafael Motta (PSB), com 5,24%; e o policial militar reformado Wendel Lagartixa (PL), com 4,47%. O deputado federal eleito Paulinho Freire (União Brasil) tem 2,82%, seguido do comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,26%.

Os demais citados – a deputada estadual Eudiane Macedo (PV) e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB) – tiveram menos de 1%.

Nesse cenário, 22,91% afirmaram que pretendem votar branco ou nulo, 11,07% não souberam e 4,85% não quiseram responder.

Fonte: AgoraRN

Foto: montagem/Agora RN