O senador Rogério Marinho iniciou ligações e articulações com prefeitos filiados a todos os outros partidos. O plano é transformar o PL bolsonarista no segundo maior partido do Rio Grande do Norte, para fazer frente aos governos de Fátima Bezerra e Lula. Líder da oposição no Senado, Rogério já quer viver agora a eleição estadual de 2026. Até o fim deste mês, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, garantiu a Rogério que vai mudar a comissão provisória do PL Potiguar.

Rogério anda não só mirando o MDB do vice-governador Walter Alves. Também já tentou tirar prefeitos do PSDB do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, seu aliado. Rogério andou ligando para prefeitos tucanos que vão disputar a reeleição pelo PSDB, com intuito de filiá-los ao PL. O problema é que, no interior, nenhum candidato quer ingressar na polarização da direita radical. Lula tem hoje uma aprovação grande no interior. E, em 2022, as urnas massacraram Jair Bolsonaro no RN. Até na capital, Lula venceu o ex-presidente.

Fala-se que, em 2026, uma chapa poderá ser construída com Walter Alves (Governo) e Fátima Bezerra e Ezequiel Ferreira para o Senado. Na oposição, Rogério vai encabeçar o palanque para o Governo, caso o senador Styvenson Valetim não queira ser candidato novamente ao Governo, ou o prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos). Outro nome que anda no radar de Rogério é o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, que pode assinar a ficha do PSD ou do União Brasil.

NUVENS
O assessor Genildo Pereira sequer tinha preparado o prefeito de Natal, Álvaro Dias, que deixaria o Palácio Felipe Camarão para ser servidor do Senado Federal. A nomeação de Genildo sairá nos próximos dias no gabinete de Rogério Marinho. Genildo conheceu Álvaro no PDT, quando este foi presidente da sigla em 2007. Hoje, Genildo ocupa a vice-presidência do Republicanos no Rio Grande do Norte. Ele agora será o braço direito na construção do PL.

ENQUANTO ISSO…
Os deputados João Maia e Robinson Faria já planejam uma estratégia para se desligarem do PL radical. Com a entrada de Rogério no partido, Robinson articula o PP juntamente com o ex-ministro Fábio Faria, seu filho. Já João tem no partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), uma alternativa, ou quem sabe assumir o PDT no Estado, após a saída do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves. As duas siglas são da base do Governo Lula.

DE OLHO
A senadora Zenaide Maia (PSD) já anda de olho em ocupar a superintendência do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) no Rio Grande do Norte. Um nome já foi até escolhido para a função. Vagner Araújo, que foi secretário nos governos Wilma de Faria e Robinson Faria, além de ter sido seu aliado nas gestões Jaime Calado e Paulinho Emídio em São Gonçalo do Amarante. O nome de Vagner foi vazado no Senado por um informante da coluna Opinião em Brasília.

PERDA DE TEMPO
Em nada repercutiram em Brasília as declarações do ex-senador José Agripino Maia na imprensa potiguar, semana passada. Com as negociações travadas em torno de algumas indicações aos cargos federais no Rio Grande do Norte, o presidente do União Brasil no RN insiste na indicação do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior (União Brasil) para a superintendência regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-RN).

COTAS
A secretária nacional de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, se reuniu com a governadora Fátima Bezerra para um diálogo “muito proveitoso” acerca do fortalecimento da política da Igualdade Racial. Também trataram ontem na Governadoria sobre possíveis apoios e parcerias do Governo Federal com o Rio Grande do Norte.

REPUBLICANOS
O partido do prefeito de Natal, Álvaro Dias, já tem novo dirigente em Mossoró. Trata-se de Aldo Fernandes de Sousa Neto, secretário adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Educação de Natal. Não tem liderança na segunda maior cidade do Estado, mas é advogado e foi professor. Álvaro já planeja um novo articulador político para crescer o seu partido no interior. O novo consultor da Prefeitura do Natal, Victor Hugo (foto), que foi candidato a deputado em 2022, anda querendo ocupar este espaço.

KIT ROBÓTICA
A Polícia Federal suspeita que o casal filmado em entregas de dinheiro supostamente desviado de contratos de kit de robótica tinha uma atuação mais ampla, não só no esquema exposto a partir de reportagem da Folha de S. Paulo. Pedro Magno e Juliana Cristina foram alvo de mandados de prisão na operação Hefesto, deflagrada no dia 1 de junho, mas soltos um dia depois.

SUPREMO
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para a vaga ao Supremo Tribunal Federal (STF), para o dia 21, próxima quarta-feira. O relator da mensagem sobre a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PI).

EXPOSIÇÃO
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, começou a assumir o protagonismo antes mesmo de o governo Lula começar. A superexposição do ex-governador maranhense não afetou sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas vem causando efeitos colaterais, em diversas frentes de desgaste e embates, como no Congresso, onde já participou de três audiências na Câmara e uma no Senado, sempre muito tumultuadas em razão de discussões com a oposição.

Fonte: AgoraRN

Foto: Agência Senado