Após a derrota para o Vitória fora de casa, o ABC vê as oportunidades de permanência na Serie B cada vez mais escassas e, proporcionalmente, o rebaixamento à terceira divisão nacional cada vez mais iminente. Segundo levantamento estatístico do site Chance de Gol, o ABC tem 89,1% de chances de queda. Além do alvinegro, apenas o Londrina (19º colocado, com 94,9%) tem uma porcentagem maior.

Na média histórica apontada pelos matemáticos, um clube precisa de pelo menos 45 pontos para garantir a permanência na segunda divisão. Porém, com apenas 13 pontos, o ABC apresenta resultados distantes desta meta, já que é o segundo time que mais perdeu (12 derrotas) e o que menos venceu (duas vitórias). O clube precisaria ter um desempenho de 62,7%, o que equivale a uma performance de times que brigam pelas primeiras posições.

O ataque do time potiguar, fundamental para levar qualquer time que deseja retornar ao caminho das vitórias, apresenta péssimo aproveitamento. Ao lado da Ponte Preta, o ABC tem o pior ataque da competição, com 13 gols.

Campanha indigesta

Com a conclusão da 19ª rodada para o ABC, o ABC estabeleceu a segunda pior campanha dentro do primeiro turno desde 2013. A marca foi estabelecida pelo clube devido aos números de sua campanha, que até ali era de apenas 12 pontos e um saldo de gols de -14. Nesse recorte histórico, o alvinegro é superado apenas pelo Oeste (SP), que conquistou sete pontos no mesmo período da Segundona em 2020.

Neste recorte histórico, o Brasil de Pelotas se iguala ao alvinegro, já que o time também potuou 12 pontos nas primeiras 19 rodadas em 2021, tendo os mesmos números do ABC na quantidade de vitórias, empate e derrotas. Porém, o time gaúcho teve um saldo de gols melhor: -11. Com isso, o time potiguar se isola nessa marca indesejada.

Desempenho de 62,7%

Para conseguir chegar aos 45 pontos, marca apontado pelos matemáticas como “garantidora” para permanência na divisão, o ABC precisa somar 32 pontos dentre 51 possíveis. Essa hipótese representaria um desempenho de 62,7% nas 17 rodadas seguintes.

Como exemplo, só o Cruzeiro conseguiu uma campanha como essa na Série B do ano passado, quando fez 78 pontos, o que significa 68,4% dos 114 possíveis. 

Nesta temporada, ao longo de 21 rodadas, só dois times conseguiram desempenho superior ao que o ABC precisa: Vitória e Sport, ambos com 41 pontos. Essa pontuação é igual a 65% dos pontos disputados até aqui na competição.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte