Do Brasil 247 – Policiais federais prenderam nesta quinta-feira (3) no município de Santarém (PA), um fazendeiro por suspeita de ameaçar e estimular um atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. André Luiz Teixeira da Silva teria ameaçado dar um tiro no petista e, de acordo com as investigações, fez pesquisas a respeito do hotel no qual o presidente irá se hospedar na cidade, onde cumprirá agenda nesta sexta (4). A informação foi publicada nesta quinta pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews.

De acordo com a Polícia Federal, “enquanto realizava a compra, o homem teria dito que daria um tiro na barriga do presidente e perguntado aos presentes se sabiam onde ele se hospedaria quando fosse ao município”. “Durante as diligências, os investigadores encontraram um comprovante de compra e venda de um imóvel na região no valor de R$ 2,5 milhões. Conforme o suspeito, ele seria fazendeiro e também já trabalhou como garimpeiro”.

O fazendeiro responderá pelo crime de ameaça, artigo 147 do Código Penal, que prevê um a seis meses de prisão ou multa. Ele também será enquadrado no artigo 15 da Lei nº 1.802/1953, que trata dos crimes contra o Estado e Ordem Política e Social. O artigo em questão afirma ser crime “incitar publicamente ou preparar atentado contra pessoa ou bens, por motivos políticos, sociais ou religiosos”. A pena prevista é de reclusão de 1 a 3 anos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, comentou sobre a importância das operações da PF e criticou as ameaças ao presidente Lula, que deve permanecer no Pará até o dia 9 por conta da Cúpula da Amazônia. Nesta sexta o petista viaja a Parintins (AM) e depois vai para Santarém.

Fonte: Blog do Silvério Filho