Os trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte suspenderam greve na tarde desta segunda-feira (7) após a Justiça decretar ilegalidade. A paralisação do segmento já durava aproximadamente 20 dias e afetou diversos atendimentos no Estado. 

“A Assembleia ocorreu logo após a direção do Sindsaúde/RN ter sido notificada pela Justiça. Mais uma vez, o governo Fátima Bezerra (PT) manda perseguir judicialmente a categoria, decretando o movimento ilegal e abusivo, com multa diária de 10 mil reais”, informou o órgão em divulgação. 

#SAÍBAMAIS#Mesmo com a decisão, o sindicato representante do setor, o Sindsaúde, aprovou um calendário de mobilizações, que ainda não foi divulgado. “Apesar da suspensão da greve, a categoria promete radicalizar a luta com protestos e, na ocasião, aprovou um calendário de mobilizações” 

Entenda

O desembargador Glauber Rêgo determinou a suspensão da greve dos servidores da saúde do RN, em decisão proferida na ultima sexta-feira (4). A determinação foi dada sob pena de multa diária ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde-RN) de R$ 10 mil.

A categoria iniciou a greve no dia 19 de julho, reivindicando reajuste salarial, concurso público e  condições de trabalho. Além da necessidade dos serviços, a decisão judicial também considerou a greve ilegal e abusiva.

Na ação, o Governo do Estado diz que não houve motivação válida para a deflagração do movimento paredista, alegando que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu-se por duas vezes com os representantes do grupo grevista, no dia 13 e 28 de julho, apontando soluções à médio prazo que foram recebidas de maneira inflexível.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Reprodução/Saindsaúde