Na noite desta quinta-feira 23 as forças de segurança do Rio Grande do Norte promoveram uma série de simulações na região metropolitana de Natal. O treinamento abrangeu cenários de ataques a empresas de transporte de valores, roubos a carros-fortes e resgates de presos em penitenciárias. Um dos locais escolhidos para a operação foi o bairro Cidade da Esperança, na capital potiguar, conforme registrado pelo Agora RN. Confira as fotos.

A iniciativa, denominada “Elaboração do Plano de Defesa Estadual”, teve como principal objetivo preparar os profissionais da segurança pública para responder de forma mais ágil e eficaz aos chamados “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”, crimes que têm apresentado um desafio crescente para as autoridades. Mais de 70 operadores de segurança pública do Rio Grande do Norte e de todo o Brasil participaram desse importante exercício de treinamento.

O treinamento contou com o apoio fundamental do Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Além disso, reuniu alguns dos principais especialistas do Brasil, que compartilharam seus conhecimentos e experiências com os participantes em Natal.

O Rio Grande do Norte tem sido um pioneiro nesse tipo de treinamento, tendo realizado um dos primeiros planos e simulados desse porte em 2019. A experiência adquirida ao longo dos anos levou a esse evento, que é considerado o maior já realizado no país.

Fonte: AgoraRN

Foto: José Aldenir – Agora RN