O Partido dos Trabalhadores (PT) deve ir para as eleições municipais de 2024 com candidaturas em ao menos 12 capitais, incluindo Natal, no Rio Grande do Norte.

Além desta, a lista inclui Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Vitória (ES), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), segundo informou a Folha de S. Paulo.

Na cidade potiguar, o nome já confirmado como pré-candidata é a deputada federal Natália Bonavides. Seu nome já vinha sendo cotado desde 2020, mas naquela eleição ela recuou e o PT lançou o então senador e hoje presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Para o ano que vem, contudo, a disposição da petista e o acordo da direção do PT já estão firmados. Natália anunciou oficialmente em fevereiro que seria pré-candidata durante uma reunião do diretório da sigla. 

Além dessas 12 capitais, o partido de Lula quer a vice nos principais centros urbanos, como São Paulo, onde o partido apoia Guilherme Boulos (PSOL), além de Rio de Janeiro e Recife.

2024 será um teste de fogo: será a primeira eleição municipal depois que Lula retornou à presidência, marcando uma inflexão que vinha das eleições de 2016 e 2020, quando o PT encolheu nas urnas e perdeu prefeituras importantes. 

Na última disputa municipal, por exemplo, o partido ficou sem o comando de nenhuma capital, fator inédito desde a redemocratização. Cacicado pela volta à Presidência, a expectativa agora é voltar a se fortalecer.

De acordo com a Folha, todos os pré-candidatos petistas devem ser definidos até 30 de novembro, para que tenham tempo de estruturação da campanha.

Bonavides já está com o bloco na rua: desde julho, o partido iniciou o projeto “PT Pensa Natal” com plenárias nos bairros. É um esboço para a formação do programa político do ano que vem. 

O primeiro encontro, por exemplo, discutiu sobre o Sistema Único da Assistência Social (Suas), na sede do partido em Lagoa Nova, zona Sul da capital. O segundo foi no bairro de Mãe Luiza, para acolher as demandas da zona Leste.

No campo das alianças, os debates já estão ocorrendo. O PT faz parte da Federação Brasil da Esperança com o PCdoB e PV. Os comunistas já definiram o apoio à deputada federal, enquanto o PV lançou a deputada estadual Eudiane Macedo também como pré-candidata à Prefeitura. Como a federação só pode lançar um nome, uma das duas siglas terá que recuar até 2024.

Além deles, o PSOL definiu no congresso estadual realizado em setembro que tem como uma das tarefas buscar a unidade com os partidos de esquerda na capital, numa aliança contra as candidaturas identificadas com o bolsonarismo. Natália, assim, pode receber o apoio dos pessolistas, mas uma candidatura própria do partido não está descartada. A Unidade Popular também nutre simpatia pela petista, mas ainda não definiu como se posicionará para o ano que vem.

Fonte: Saiba Mais