A combinação de quatro resultados pode decretar, matematicamente, o rebaixamento do ABC à Série C do Campeonato Brasileiro nesta rodada, que é a 33ª da Série B. Caso o alvinegro (lanterna da competição com 20 pontos) perca para o Atlético Goianiense e a Ponte Preta (primeiro time fora da zona de rebaixamento e que possui 34 pontos) vença o Ituano, a diferença de pontos entre as equipes aumentará para 17. Além disso, se Avaí pontuar e Chapecoense ganhar seus respectivos jogos, só haveria cinco partidas e 15 pontos em disputa, a situação do ABC pode se tornar irreversível nesta temporada.

Os confrontos da Macaca e do alvinegro potiguar, apesar de conectados pelas circunstâncias, acontecem com um intervalo de dias entre eles. O primeiro a entrar em campo é o ABC, que encara o Atlético-GO em Goiania às 19h desta quinta-feira (19). O Dragão, como é conhecido, venceu os quatro últimos jogos que disputou e está na terceira posição da tabela, brigando pelo acesso à Série A e entrando na disputa pelo título. Na segunda-feira (23), A Ponte recebe o Ituano em casa, às 20h. O Ituano é um rival direto do alvinegro paulista na briga contra o rebaixamento, já que possui 35 pontos e está apenas duas posições acima. Na sexta-feira (20), a Chapecoense encara o vice-lider Sport na Ilha do Retiro, ás 21h30. Já o Avaí enfrenta o Ceará em casa, na Ressacada, no domingo (22) às 18h. A 12 pontos do G-4 e a 10 da zona de rebaixamento, o time cearense vive uma reta final sem grandes pretensões na Segundona.

As chances de permanência são pequenas, mas o ABC continua sua preparação para o duelo em Goiania. Na manhã de segunda-feira (16), no CT, o grupo fez uma atividade de posse de bola e um treino de finalização. No turno da tarde, no Frasqueirão, o treinador Argel Fuchs comandou um treinamento tático de posicionamento defensivo e ofensivo.

De acordo com o site Chance de Gol, a chance de rebaixamento do ABC é de quase 100%.

Fonte: Tribuna do Norte

Foto: Adriano Abreu/Tribuna do Norte