O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) anunciou que, a partir desta segunda-feira, 4, o processo de emplacamento de carros 0km no RN pode ser feito de forma totalmente digital, por meio do celular ou computador.

De acordo com o Detran, o processo online facilitará a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), bem como liberação para confecção de placas.

Segundo o diretor-geral do Detran, Jonielson Oliveira, a oportunidade de realizar de forma digital evita o tempo de espera. “Estamos oferecendo ao cidadão a chance de fazer tudo de casa, sem precisar se dirigir ao Detran, evitando seus custos com deslocamento e diminuindo o tempo de espera”, disse.

Para acessar o primeiro registro de veículo pelo portal de serviços do Detran, é preciso realizar o login, inserindo CPF e senha. Em seguida, clique em “Veículo / Primeiro Emplacamento / Abrir processo de Primeiro Emplacamento”.

O usuário deve fornecer os dados solicitados, preencher o número do documento do proprietário, chassi do veículo e chave de acesso da nota fiscal. Após isso, selecione a categoria do veículo e clique em “avançar”.

Na próxima tela, é necessário realizar a atualização cadastral e anexar, em formato pdf, um documento de identificação pessoal com foto, um comprovante de residência e a nota fiscal do veículo. Em seguida, clique em “prosseguir”.

Posteriormente, o usuário deve conferir e confirmar os dados, clicando em “gerar processo”. Uma confirmação por e-mail será enviada ao usuário, contendo orientações para o pagamento dos débitos referentes ao processo.

Para consultar os dados do veículo e os débitos, é necessário acessar o ícone “Meus Veículos” e efetuar o pagamento das pendências. Após a quitação, o usuário receberá um novo e-mail confirmando a conclusão da auditoria.

Com o processo devidamente auditado, o usuário deve acessar o portal do Detran, na opção “Veículo > Meus Veículos”, e clicar no botão “Emissão de CRV e Código de Segurança”. O proprietário pode salvar o documento gerado e imprimir.

Após a emissão do CRV, o proprietário pode dirigir-se a uma empresa emplacadora credenciada ao Detran de sua escolha. O pagamento será efetuado diretamente na empresa selecionada. A lista completa das empresas está disponível no site do Detran.

Fonte: AgoraRN

Foto: Divulgação