O concurso IBGE 2022 está oficialmente autorizado. As portarias autorizativas foram publicadas nesta sexta-feira, 3, no Diário Oficial da União pelo secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade.

Ao todo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pode preencher até 209.024 vagas temporárias, com a seguinte distribuição entre as carreiras:

Agente Censitário Municipal (ACM) – 5.500 vagas temporárias;
Agente Censitário Supervisor (ACS) – 18.420;
Recenseador – 183.100;
Coordenador Censitário de Área (CCA) – 31;
Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) – 1.781;
Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (ACT) – 180; e
Supervisor censitário de pesquisas e codificação – 12.

Os editais, no entanto, serão divididos e tendem a contar com um número de vagas menor do que o autorizado. Por outro lado, o IBGE poderá convocar além, podendo preencher os postos até o quantitativo permitido pela Secretaria. 

No primeiro edital, já estão confirmadas 206.891 vagas temporárias. O quantitativo foi revelado pelo IBGE, em novembro deste ano. Neste caso, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

Nível fundamental: recenseador (183.021 vagas);
Nível médio: agente censitário supervisor (18.420 vagas) e agente censitário municipal (5.450 vagas).

O concurso será organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e o edital, neste caso, é uma questão de tempo, podendo ser publicado a qualquer momento.

As outras vagas devem ser oferecidas em outros processos seletivos, que podem ocorrer pouco antes da realização do Censo Demográfico 2022. Conforme a portaria, todos os editais devem ser publicados até junho.

Neste segundo caso, o Idecan segue contratado e tem previsão de publicar os editais do IBGE em janeiro deste ano. Pela banca, no entanto, estão previstas vagas para as seguintes funções:

Cargo/Vagas/Escolaridade/Salário
Agente censitário de pesquisas por telefone/180/nível médio/R$998
Supervisor censitário de pesquisas e codificação/12/nível superior/R$4.200
Codificador censitário/120/nível médio/a definir

Conforme a portaria autorizativa, o cargo de codificador não consta no processo. Desta forma, é possível que o posto não precise de uma nova autorização ou que tenha sido retirado do próximo concurso. Folha Dirigida está em contato com o IBGE para esclarecer esta situação. 

Ainda pelo aval, os cargos de coordenador censitário de área (31 vagas) e agente censitário de administração e informática (1.781) estão previstos e podem ser oferecidos em um processo organizado por outra banca organizadora. 

Fonte: Folha Dirigida/Portal Grande Ponto