Lideranças se reuniram para discutir detalhes de possível casamento político entre forças de Esquerda potiguar.

As lideranças dos partidos PCdoB, Psol e PT no Rio Grande do Norte se reuniram nesta segunda-feira 10, em Natal, para discutirem a possibilidade da formação de federação partidária entre as siglas, que começa a ser desenhada a nível nacional e, que deverá refletir no Estado. Além disso, as lideranças também estão conversando com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), que não irá participar da federação com as legendas, uma vez que o PDT já tem o seu próprio candidato à presidência, mas o diretório estadual poderá fazer uma aliança política com a federação. A intenção é buscar a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT).

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN, o presidente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Divanilton Pereira, explicou que a conversa entre os políticos, que contou com a presença de Guilherme Boulos (Psol), é porque as três siglas, “estão conversando nos diretórios nacionais para ver a possibilidade dos partidos PCdoB, Psol e PT integrem uma federação. Caso as cúpulas dos partidos, a nível de país, aceitem a federação, esta será seguida aqui no Estado”, explicou.

De acordo com Divanilton, a reunião desta segunda, ocorrida na casa do senador Jean Paul Prates (PT) em Natal, serviu para colher informações, opiniões e fazer um diagnóstico dos cenários nacionais. “Não teve ainda nenhum desfecho. Até porque, esse processo de federação vai se desenvolver até o dia 1º de março, que é o prazo final para a formalização, homologação das federações no TSE. Até lá, essas conversas entre os partidos terão continuidade e nos meses de janeiro e fevereiro é que tomaremos as decisões, de quais são os partidos que irão compor essa federação”, enfatizou.

Segundo Divanilton Pereira, o estágio mais avançado da federação envolve o PCdoB e PT, mas os diálogos continuam com o PSB e com o Psol. “Acho importante que o PSOL integre também a nossa federação, pois isso fomos dar as boas-vindas ao Guilherme Boulos. Uma figura importante no cenário da política. O nosso mediador e representante do partido foi o vereador Pedro Gorki, com o intuito de dialogar. Até porque, o PSol é parte do segmento progressista nacional e faz parte das nossas conversas a nível nacional para a federação”, destacou.

O presidente do PCdoB no RN destacou que, no plano nacional, “estamos fazendo uma federação com o PT, PSB e dialogando com o Psol para fazer parte. Caso essa federação se constitua, então nos Estado, obrigatoriamente, os partidos que compõem essa federação, seguem os mesmos caminhos, as mesmas escolhas. Se fizermos uma federação que envolva o PT e o PCdoB, obviamente que vamos convencer os demais partidos a apoiar a reeleição da governadora Fátima. Já nacionalmente, a federação apoia a eleição do ex-presidente Lula. Essa decisão será tomada até o dia 28 de fevereiro, porque até o dia 1º de março a federação precisa ser registrada junto ao TSE”, finalizou.

Fonte: Agora RN
Foto: Reprodução