Prefeitura de Mossoró, por meio do Programa de Imunizações, está disponibilizando a vacina contra o HPV (papilomavírus humano) para pessoas vítimas de violência sexual com idades entre 9 e 45 anos. Essa oferta de imunização segue as diretrizes estabelecidas em uma Nota Técnica emitida pelo Ministério da Saúde.

Em Mossoró, a vacina contra o HPV para vítimas de violência sexual, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, está sendo administrada no Hospital Maternidade Almeida Castro e no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações do município, enfatizou a importância de as vítimas de violência sexual procurarem atendimento médico de acordo com as recomendações das autoridades de saúde. Ele também incentivou a verificação dos registros de imunização, incluindo a proteção contra o HPV, sempre que possível. A equipe médica realiza uma avaliação completa do paciente e, quando necessário, administra outras vacinas.

A Nota Técnica emitida pelo Governo Federal ressalta que a inclusão da vacina contra o HPV para vítimas de violência sexual é uma questão de saúde pública e segurança. Esta iniciativa representa um passo significativo em direção às políticas e ações integradas para atender a essa demanda crítica.

O Ministério da Saúde, por meio do documento, também salienta que a violência sexual pode afetar diversas faixas etárias, incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiências físicas e intelectuais. Como resultado, podem surgir traumas, gravidez indesejada, ferimentos visíveis e invisíveis, além de infecções sexualmente transmissíveis.

Fonte: AgoraRN

Foto: reprodução