Nesta sexta-feira (15), a CBTU recebeu no pátio da Estação Natal, no bairro da Ribeira, cerca de 500 crianças, com idade entre 5 e 10 anos, matriculadas nas instituições públicas de ensino dos municípios atendidos pelo sistema de trens urbanos.

Entre as escolas e instituições convidadas está a Associação para o Desenvolvimento de iniciativa de Cidadania do RN (ADIC), localizada no Passo da Pátria. Andréa Varela Leite, diretora de gestão e cofundadora da ADIC, comenta sobra o evento: “Parabenizamos a CBTU por trazer arte e cultura nesse momento para nossas crianças para que elas possam ter acesso ao que a vida tem para oferecer, indo além do dia a dia na comunidade”.

A convite da CBTU, as escolas chegaram de trem à Estação Natal e encontraram uma estrutura pronta para as crianças: oficina de pintura, pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, palhaços e show de mágica, além da presença do Papai Noel distribuindo presentes para as crianças.

O Trem Natalino é uma ação educativa e comemorativa das atividades do projeto CBTU nas Escolas, realizado durante todo o ano, em que empregados da Companhia percorrem escolas, centros de convivências e ONGs da grande Natal, promovendo palestras de forma lúdica e distribuindo material educativo voltado para prevenção a acidentes no sistema ferroviário, aos cuidados na convivência com os trens, o zelo com o patrimônio público, assim como estreitando os laços da Companhia com as comunidades lindeiras, por intermédio das crianças.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós que fazemos a CBTU. É um momento que nos integramos com a comunidade através dessa ação que é lúdica e educativa. Nós estamos muito satisfeitos”, enfatiza João Maria Cavalcanti, superintendente da CBTU Natal.

Nesta edição, o Trem Natalino recebeu alunos do município de Caicó, a partir de uma parceria da CBTU Natal com a Promotoria da Educação de Caicó. Foram recebidas crianças da Escola Municipal Prof. Raimundo Guerra, do bairro Alto da Boa Vista. A turma foi de ônibus para a Estação Parnamirim e teve a experiência de andar de trem pela primeira vez.

Durante o evento, os palhaços Bisteca e Bochechinha realizaram brincadeiras onde foram reforçadas as orientações sobre a importância da preservação do trem/VLT, do cuidado que se deve ter ao usá-lo e as medidas de segurança como a atenção necessária ao atravessar ou cruzar a linha férrea.

Os presentes foram arrecadados entre os empregados da Companhia, que também auxiliaram durante o evento.